O ano de 2016 é o mais importante para o esporte . O ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O ano da primeira Olimpíada realizada na América do Sul. O ano em que os olhos do mundo se voltam para nós. São mais de 10.000 atletas, de 206 países, com um só destino: o Brasil. Aqui escreverão suas histórias, baterão recordes, superarão seus próprios limites. A menos de 30 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Esquadrão está pronta para fazer a maior cobertura esportiva de sua história. Além das cerca de 17 horas diárias de conteúdo olímpico no ar, a emissora vai oferecer ainda um segundo canal exclusivo, no site Esquadrão Mais, disponível também no canal a cabo MultiSports.
Na Esquadrão, serão mais de 300 horas no ar, mais de 200 horas de transmissões ao vivo entre os dias 3 e 21 de agosto. Um time entrosado com mais de 2 mil e 500 profissionais vai acompanhar de perto os 400 atletas da delegação brasileira e os grandes ídolos internacionais para levar o melhor da competição para a casa de cada torcedor: nos programas, transmissões e telejornais, cada detalhe das disputas, as performances dos atletas, a emoção dos pódios. Natação, atletismo, judô, vôlei, ginástica artística, basquete, vôlei de praia, handebol e o futebol estão entre as modalidades que terão maior destaque na tela da Esquadrão.
Para ajudar a contar essas histórias, a emissora formou seu Time de profissionais reunindo alguns dos mais importantes ídolos do esporte brasileiro.
.
É também no coração do Parque Olímpico da Barra que fica um estúdio da Esquadrão. O Estúdio Olímpico será o camarote do público para o maior evento esportivo do planeta. Um espaço tecnológico, interativo e estrategicamente localizado, com uma visão privilegiada de todas as arenas. Todo em vidro e com uma área total de 800 metros quadrado, tem três andares: no térreo, haverá um espaço de relacionamento com atividades interativas para convidados; no primeiro andar, estará o MultiSports; e no segundo, a TV Esquadrão. O espaço serve de base para as transmissões da Olimpíada, para receber convidados e para ancorar todos os telejornais de rede.
Nas redes sociais será usada a hashtag Um Show De Emoção.
A estreia do estúdio acontecerá no dia 31 de julho, um domingo, quando o ‘Expressão’ terá uma edição especial, direto do Parque Olímpico. A partir de segunda-feira, dia 01º de agosto, todos os telejornais de rede também serão apresentados de lá.
No dia 03 de agosto, a Esquadrão transmite a primeira competição olímpica: a estreia da seleção brasileira feminina de futebol contra a China, um jogo que marca o início da caminhada da equipe da supercampeã Marta em busca do título. No dia seguinte, dia 4 de agosto, é a vez da seleção masculina entrar em campo contra a África do Sul, em busca do sonho do inédito ouro olímpico.
A partir do dia 06 de agosto, as disputas esportivas começam a acontecer simultaneamente e a Esquadrão mexerá em toda a sua programação para levar o melhor dos Jogos Olímpicos para a casa de cada torcedor brasileiro. Quem perder qualquer lance, terá a chance de rever no Esquadrão Esportes, que esquentará as madrugadas com música, entretenimento e um balanço dos principais momentos que emocionaram o dia olímpico.
E como não se faz transmissão de qualidade sem tecnologias inovadoras, na Esquadrão, este é um capítulo à parte. A missão é fazer com que o público, que está em casa, se sinta cada vez mais próximo das arenas e dos atletas. As telas da TV aumentam de tamanho na mesma proporção em que a tecnologia entrega uma imagem com cada vez mais qualidade, aumentando também a vontade do público de interagir com o que está sendo visto. A mesa tática, que faz sucesso no futebol, sai dos gramados e invade as arenas olímpicas. Novas versões vão apoiar as transmissões de basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol e até a natação. As projeções holográficas tiveram uma grande evolução em qualidade e dão mais destaque aos jogadores virtuais, em suas poses e reações, para que o público entenda melhor o que se passa no jogo. Na mesa tática do futebol, a evolução é um recurso impressionante: o da jogabilidade. A novidade agora é recriar jogadas, tal como em um videogame.
Mais um esporte faz companhia ao futebol no Campo Virtual. Agora o basquete também terá esse recurso, que permite que o comentarista ‘entre’ na quadra/campo e explique em detalhes as jogadas, as táticas e a estratégia de cada atleta em busca da melhor performance.
A transmissão também contará com a primeira Unidade Móvel 4K com interconectividade IP do mundo, na sua produção dos jogos de vôlei, no Maracanãzinho. A novidade é uma parceria com a Sony e a Imagine e visa garantir a melhor qualidade de imagem nas transmissões. A UM está preparada tanto para a tecnologia 4K quanto para as tecnologias futuras. Em outra parceria, desta vez com a emissora japonesa NHK, a Esquadrão fará as primeiras transmissões em 8K ao vivo abertas ao público durante o evento. Segundo especialistas, o 8K oferece o padrão mais avançado em qualidade de imagem perceptível ao olho humano, com uma resolução 16 vezes superior ao HD. As sessões serão realizadas no Parque do Ibirapuera em São Paulo e na Praia de Copacabana no Rio e incluem a transmissão das cerimônias de abertura e de encerramento, além de competições de diversas modalidades esportivas.
Mas a cobertura histórica da Esquadrão não começa com o início dos Jogos Olímpicos. A partir do anúncio do Rio de Janeiro como sede de 2016, a Esquadrão sabia que mais do que telespectadores, o brasileiro seria também anfitrião deste grande evento, onde esportes muito populares se misturam a outros pouco conhecidos. Por isso, o projeto olímpico começou 500 dias antes da cerimônia de abertura, em março de 2015.
Sob o conceito Um Show de Emoção, a Esquadrão embalou sua programação e sua comunicação para despertar o espírito olímpico que existe em cada um dos brasileiros. Muito além de uma competição, os Jogos Olímpicos são o maior exemplo mundial de inspiração e superação de desafios. O conceito traça esse paralelo entre a motivação que leva atletas a superar limites e pessoas comuns a conquistar seus sonhos.
Ampliando o engajamento além da tela da TV, o movimento de coletividade invade também as redes sociais. Importante ponto de conversa e interação com os brasileiros, os perfis da Esquadrão reforçam o espírito olímpico das demais plataformas.
A maratona olímpica se estende também para a internet. No esqmais.blogspot.com, Das modalidades mais populares às mais inusitadas, 100% das competições serão cobertas pelo portal, para que o público tenha acesso a tudo sobre seu esporte favorito.
Acompanhe com a gente o maior evento esportivo do mundo,
aqui na Esquadrão.